segunda-feira, 19 de maio de 2014

Dor nas costas durante a gestação

O ganho de peso da gestante, aumenta o centro de gravidade do corpo, provocando assim uma curvatura acentuada na coluna lombar, chamada de hiperlordose, podendo na maioria das vezes, ocorrer dor nas costas durante a gestação,  principalmente no segundo e terceiro trimestre. Essa dor nas costas na gestante é chamada de lombalgia gestacional, as vezes essa dor pode irradiar para os glúteos e pernas (chamada de lombociatalgia gestacional).
Ainda bem que há tratamento para esse desconforto! Hoje estarei falando sobre dicas para diminuir e tratar dor nas costas durante a gestação. O ideal é que essa gestante passe por uma avaliação da Fisioterapia, encaminhada pelo Obstétra.
O tratamento ideal é o fortalecimento muscular, tanto da região da coluna, glúteos e membros inferiores, quanto também dos músculos abdominais. Os exercícios devem ser específicos respeitando a individualidade de cada gestante e também de acordo com cada trimestre. Hoje as técnicas mais utilizadas para fortalecimento durante a gestação são: o Pilates para gestante, Fisioterapia Convencional, Reeducação Postural Global (RPG), Iso Stretching (Técnica Postural), Yoga para gestante, Hidroterapia (Fisioterapia na água), Hidroginástica e Musculação, todas essas modalidades devem ser acompanhadas por um profissional que tenha especialidade e capacitação na área, sempre respeitando a fisiologia da gestação e individualidade de cada gestante.
Eu me identifiquei muito com o Pilates durante a gestação, fiz até a semana do meu parto, não tive dor nas costas.

A Fisioterapia Convencional é outro tratamento para tratar dor nas costas, durante a gestação. Através de exercícios de alongamento, fortalecimento, massagens e aparelhos que auxiliam na diminuição da dor como o TENS (estimulação elétrica nervosa transcutânea) na foto abaixo.

Outra dica para reduzir dor nas costas são aplicações de bolsas de água ou de gel quentes, colocar em cima do ponto de dor e deixar agir por 20 minutos, melhora a circulação local, promovendo relaxamento da musculatura, diminuindo a dor.
                                                          Muitas gestantes ficam inseguras de fazer uso de calor local com receio de desencadear contrações e iniciar o trabalho de parto, porém como o calor é superficial não tem problema para a gestante, é um tratamento comum da Fisioterapia para tensões musculares, principalmente na gestação. 
Outros tratamentos que auxiliam também para tratar dor nas costas são: massoterapia (massagens) e terapia manual (técnica de massagem com alongamento nas fibras musculares).
Procure um especialista na área e agende uma Avaliação!








Nenhum comentário:

Postar um comentário